Residência Experimental Xamânica

Residência Experimental Xamânica em Terra Mirim - Centro de Luz

 

Buscando uma atitude interna de atenção plena, conexão com a Mãe Natureza e integração na vida comunitária, somos inspirados a redescobrir os valores espirituais presentes em nossas vidas. Nessa busca, tão profunda e pessoal, redescobrimos como nos conectar, de forma Consciente, ao todo. Os nossos ancestrais comungavam juntos o espírito da partilha, do fazer compartilhado.

A Vida Comunitária é um talento e necessidade do ser humano desde tempos imemoriais. Nosso corpo é a primeira comunidade, de órgãos, células e tecidos e nós mesmos não poderíamos ser diferentes. Terra Mirim é uma tribo onde, há quase trinta anos, escolhemos o deleite e o desafio de estarmos, crescermos e aprendermos juntos.

Nossa Vida Comunitária se dá através do paradigma do Xamanismo da Deusa Mãe, uma espiritualidade integrada ao nosso dia a dia e ao nosso cuidado uns com os outros. A Natureza, com suas infinitas facetas e sabedorias, é nossa mestra, e no contato cotidiano com ela aprendemos formas profundas e amorosas de nos conhecermos. O Xamanismo é uma espiritualidade viva, que pede de nós o mergulho interno contínuo; é um desafio à “normose” e aos padrões arraigados no nosso Ser.

As medicinas xamânicas, estudadas e trabalhados na comunidade Terra Mirim desde o seu nascimento, são potentes canais de autoconhecimento em nossa busca por uma existência autônoma e madura. A comunidade fortalece os indivíduos que por sua vez fortalecem a comunidade. Importante salientar que não trabalhamos com “voluntariado” ou “ajuda” para Terra Mirim. Trabalhamos com a perspectiva de que a Natureza é um caminho de encontro com a principal causa que cada pessoa pode abraçar: a sua própria.

O programa Residência Xamânica é um convite ao cuidado da Casa Sagrada Terra Mirim, uma Casa que recebe e acolhe uma diversidade de seres. Nosso Propósito Maior é manter a Beleza, Limpeza e Organização desse espaço para que nossas energias sutis possam caminhar com maior fluidez. 

I – Pactos

O participante do programa pactua:

✅ Oferecer o melhor de si em cada uma das atividades para a qual for designado;

✅ Buscar uma comunicação pacífica;

✅ Integrar-se à Vida Comunitária

✅ Dizer Sim às novas possibilidades;

✅ Permitir-se o equívoco e o aprendizado.     

II – Compromissos

O participante do programa se compromete a:

✅ Manter a pontualidade nos encontros matinais;

✅ Manter seu quarto, o banheiro que usa e a cozinha em permanente estado de limpeza;

✅ Preservar o patrimônio da Fundação Terra Mirim;

✅ Cumprir sob pacto de honra todos os compromissos assumidos com a FTM-CL, inclusive a contribuição financeira mensal.

A rotina semanal do participante é composta de 20 horas de Serviço à Comunidade, separadas da seguinte maneira:

– Segunda a Quinta-Feira: Encontro às 9hs para partilha das funções, nas quais ficamos até às 12hs;

– Sexta-Feira: Encontro às 08h45min para partilha das funções e Tema de Reflexão e Encontro às 11hs para círculo de partilha.

Sábado: Encontro às 07h30min para o Mirimga, até às 10:30h.

III – Vida Comunitária

Além dos compromissos diários, temos uma série de atividades durante a semana, as quais os participantes do programa são estimulados a participarem. As atividades variam a cada mês e geralmente incluem Yoga, Mantras, Plantio, Artesanato e outros talentos compartilhados por membros da comunidade.

Outras atividades estão sempre organicamente acontecendo, incluindo trilhas, mutirões, fogueiras e celebrações.

A permanência de qualquer pessoa na comunidade está sujeita a sua integração e respeito aos princípios desta, podendo ser revogada de forma unilateral pela gestão da Fundação Terra Mirim a qualquer momento.

A Mãe Terra chama seus filhos e filhas a estarem juntos em comunhão, em amor, em ação!

Quer participar?

Escreva para comunicar@terramirim.org.br 

 

                                                 CLIQUE AQUI e acesse as Perguntas Frequentes. 

Fale Conosco
Contato

Terra Mirim © 2021. Todos os direitos reservados.