NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Fundação Terra Mirim – Centro de Luz é uma instituição com mais de 30 anos de história, tendo se estabelecido em 1992 no município de Simões Filho, Bahia. Desde o seu nascimento, a Fundação vem atuando a partir de princípios de ética, solidariedade, senso coletivo e participação social. Somos reconhecidos nacional e internacionalmente pelos projetos que desenvolvemos ao longo destes anos, que incluem a educação ambiental, projetos socioambientais, ecologia interativa, escola ecológica, formações comunitárias, recuperação de áreas degradadas, proteção de áreas de preservação, autoconhecimento, saúde e bem viver.
Recentemente tomamos conhecimento, através de mensagens e telefonemas, de pessoas buscando informações acerca da inauguração de uma escola infantil intitulada Terra Mirim, no mesmo Município sede desta Fundação. As pessoas têm nos procurado pelo reconhecimento da trajetória consolidada da Fundação Terra Mirim e o seu compromisso com o desenvolvimento integral do ser humano em harmonia com a natureza, tornando-se necessário esclarecermos publicamente nesta nota que não existe qualquer vínculo entre a Fundação Terra Mirim – Centro de Luz e a recém inaugurada escola terra mirim. Nos surpreende que uma microempresa, com objetivo tão nobre que é a educação infantil, indevidamente, sem consulta ou qualquer diálogo, utilize do nome e do reconhecimento do trabalho da Fundação Terra Mirim na mesma localidade. A ação indevida dos gestores da escola cria uma atmosfera desalinhada com o respeito necessário, espalhando uma falsa impressão e certa confusão nas pessoas.
Como uma instituição séria, que preza pela honra construída ao longo de 30 anos de dedicação, trabalho e realizações, a Fundação Terra Mirim informa que não há qualquer tipo de associação com o trabalho dessa escola, da qual não temos nenhum conhecimento e respaldo acerca da atuação pedagógica ou de qualquer natureza. A Fundação Terra Mirim segue cumprindo sua missão, fruto da dedicação de muitas pessoas trabalhadoras e devotas de um propósito maior e toda sua rede de colaboração, realizando iniciativas junto as escolas locais, aos jovens do Vale do Itamboatá, em prol das comunidades e das famílias. Reafirmamos nosso propósito com a proteção da natureza, com a construção de uma vida digna e justa, não só para aqueles que fazem parte do nosso movimento, mas a todas as pessoas da cidade de Simões Filho. Nesse sentido, como sempre fizemos, buscaremos a proteção jurídica necessária para garantir que a imagem da nossa instituição não seja danificada e que nosso direito de existência enquanto comunidade, fundação e movimento sejam preservados.