Coração da Tribo

Terra Mirim nasceu de um sonho-semente. Um sonho de um espaço coletivo, consagrado a um modo de vida diferente, livre, conectado à natureza. Um sonho da xamAM de aprender com a Mãe Terra e compartilhar os sagrados ensinamentos. Um sonho de ressignificar a nossa jornada neste planeta, redescobrindo o divino dentro de nós e mergulhando em nossas sabedorias pessoais. Um sonho de uma nova cidadania, consciente, planetária, inclusiva e irmã da Natureza.

Os anos se passaram e o sonho-semente virou árvore-tribo. Se enraizou no Vale do Itamboatá e, no ritmo orgânico aprendido da e na mata, construiu chão e teto, colocou paredes na casa e transformou um território num lar. Templo de Meditação e Casa dos Mestres, Templo do Fogo, da Água, da Terra e do Ar. Chalés e Escola, Casa do Sol e da Lua. A árvore Mirim cresceu, virou comunidade, honrando o ritmo do que é vivo, reativando a sabedoria ancestral acumulada em cada raiz e pena, em cada folha e flor.

A tribo, ainda que nascida do chamado xamânico, não se ausentou da luta política e social. Mostrou sua força ocupando espaços e demandando direitos – para todes. Foi Ponto de Cultura premiado, Escola Ecológica reconhecida internacionalmente, recuperou rios e nascentes, plantou mais de 15.000 árvores, treinou lideranças políticas, resgatou e criou áreas de conservação, revitalizou florestas e rios. E seguiu aprendendo, decidida a ser profunda e verdadeira em tudo que fizesse.

Agora em seu quarto setênio, a tribo Terra Mirim reflete sobre a maturidade desenvolvida e os rumos seguintes. Num momento de ataque severo aos direitos da Pachamama –  seja diretamente, seja atacando aqueles que querem defendê-la  e preservá-la – a importância da nossa força coletiva se torna mais e mais evidente. Preservar nossa autonomia enquanto instituição, tribo, comunidade e movimento   – nosso traço definidor nesses mais de 28 anos de Fundação – se mostra uma necessidade urgente. É hora de nutrir a raiz, construindo um aqui-agora de resistência e cuidado.

Para isso, viemos fazendo uma série de ações, visando fortalecer nossa segurança e infra-estrutura. Queremos ser melhores, dedicados plenamente ao nosso zelo com o campo sagrado construído ao longo dessa linda história. Queremos que Terra Mirim seja, cada vez mais, espaço de revitalização e cura para todos que ouvirem pulsar em si o Coração da Deusa.

Assim, apresentamos o Programa Coração da Tribo, um programa de co-construção de Terra Mirim. Um convite aberto àqueles que sentem a importância de criarmos espaços seguros para nós e para a natureza que tanto nos ensina. Através de um investimento mensal, os co-sonhadores podem acompanhar as ações da tribo, receber informes periódicos sobre projetos em desenvolvimento e eventos do movimento, sugerir pautas e usufruir do espaço.

Além disso, como apreciação da confiança, mensalmente Terra Mirim oferecerá seus frutos da terra, como descontos nos produtos Bastiana e refeições vegetarianas; acesso prioritário a eventos da tribo;  um pernoite (sem custo, a cada dois meses) nos nossos lindos quartos, fogueiras e outros convites para mergulhar na nossa vida comunitária!

Sonhar o sonho, acreditar, investir e trabalhar nele. Esse é o compromisso da Gestão Terra Mirim, fortalecendo o nosso Direito Ancestral de Comunhão com a Natureza.

Fale Conosco
Contato

Terra Mirim © 2021. Todos os direitos reservados.